O método Pilates no tratamento de dor lombar inespecífica

O Método Pilates no Tratamento da Dor Lombar Inespecífica

Diversos tratamentos vêm surgindo para controle e tratamento da dor lombar inespecífica, ou seja, dor sem causa definida, e o método pilates vem sendo amplamente divulgado e aceito como eficaz no tratamento da dor lombar crônica.

Estima-se que cerca de 85% da população mundial tem ou virá a ter dor lombar ao longo da vida. A dor lombar é uma das causas de maior afastamento de funcionários em dias de trabalho para consultas médicas, perdendo somente para cefaléias, segundo a OMS (organização Mundial da Saúde). 

O Método Pilates, tem se difundido rapidamente e torna-se cada vez mais apreciado por diferentes grupos de pessoas. Não só por pessoas com queixas de dores crônicas, mas também esportistas e pessoas cansadas do ambiente da academia tradicional. O método Pilates é amplamente utilizado na promoção de saúde, prevenção e tratamento de doenças, principalmente
osteomioarticulares, entre elas a dor lombar.

Como o Método Pilates trata dor lombar crônica

Quando comparado com outras práticas terapêuticas direcionadas para o tratamento de lombalgias e dores inespecíficas, o Método Pilates se mostra eficaz porque favorece com exercícios multiarticulares o recrutamento de maior grupo de fibras musculares  e a correta contração do transverso do abdômen favorecendo a estabilização lombo-pélvica.

O Pilates tem efeitos positivos tanto em pacientes com lombalgias não específicas ou espondilite Anquilosante, quanto na redução da dor lombar sentida por mulheres grávidas. Ainda sim, as pesquisas nessa área são muito recentes, o que torna muita vezes as referências e escore muito pequenas.

O que temos visto é que o Pilates associado a outras práticas de tratamento e abordagens combinadas de exercício, estão sendo cada vez mais comuns e estão ampliando a forma de abordagem de trabalho com o Pilates no tratamento de dor crônica.

Mas independente da linha de trabalho, seja ela, Pilates tradicional ou Pilates contemporâneo. Ambos devem ser prescritos a partir de uma breve avaliação física funcional que identifique e selecione os melhores exercícios. E se você quer saber mais, clique aqui , você encontra aulas de Pilates presenciais, on line e/ou consultorias na área que vão te dar suporte no seu tratamento.

Tags:

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *